Alegoria das Ferramentas para franelógrafo


“Alegoria das Ferramentas".·.

Texto base (1 Coríntios 12)

     Há muito tempo atrás, em uma carpintaria, quando todo o trabalho havia acabado, as ferramentas começaram a conversar entre si. Elas discutiam para saber qual delas era a mais importante para o carpinteiro.
     O Senhor Martelo começou: 
     - Certamente que sou Eu o mais importante para o carpinteiro! Sem mim os moveis não ficaram de pé! Pois eu tenho que martelar os pregos!
     O Senhor Serrote logo quis dar a sua opinião: 
     - Você, Senhor Martelo? Você não pode ser! Seu barulho é horrível! É ensurdecedor ficar ouvindo toc,toc,toc... O mais importante sou Eu! O serrote! Sem mim como o carpinteiro serraria a madeira? Eu sou o melhor!
     - Não, não, não! - Falou a Dona Lixa - Eu sim sou a melhor! Se não fosse Eu os moveis não seriam tão lisinhos e perfeitos! Eu sou a mais importante!
     - Ah! Mas não é mesmo! - Disse a Dona Plaina - Eu sou quem deixo tudo retinho, e tiro as imperfeições da madeira. Eu sim sou a indispensável...
     - Tsc,tsc,tsc... Nada disso. - Disse a Dona Chave de Fenda - Se não fosse Eu como o carpinteiro iria apertar os parafusos? EU sim sou a melhor!
     - Ah, não! Que absurdo! - Disse o Sr. Esquadrado - Eu sou o mais importante! Sem mim os moveis ficariam tortos! O carpinteiro nem saberia a medida. Eu sou o mais importante!
     As ferramentas ficaram discutindo até o dia amanhecer.
     O carpinteiro chegou para trabalhar, colocou sobre a mesa a planta de um móvel e começou a trabalhar!
     Ele usou todas as ferramentas, usou o serrote, o martelo, o esquadro, a lixa, a plaina, os pregos, o martelo, a chave de fenda, a cola, o verniz para deixar o móvel brilhando...
     Enfim ele acabou. Chegou o fim do dia, o carpinteiro estava cansado mais feliz com o que tinha feito!
     Seu trabalho com as ferramentas tinha ficado ótimo!
     O carpinteiro foi para casa. Enfim as ferramentas voltaram a conversar. Só que agora elas ficaram admirando o que tinham feito todas juntas e o carpinteiro. Sabe o que elas fizeram? Um púlpito de uma igreja e tinha ficado lindo!
     Elas chegaram a uma conclusão: Todas eram importantes aos olhos do carpinteiro. Ele usou todas! Sem exceção de nenhuma! E o móvel tinha ficado lindo!
     Elas descobriram que quando todas trabalham juntas tudo anda melhor!!!

Nenhum comentário: